Palestrando para mães na ONG

Fechamos 2016 com chave de ouro: nossa primeira palestra para mães!

Todo mundo tem um propósito, uma missão, aquilo que faz viver momentos mágicos, de realização, momentos que dão um frio no estômago e que queremos guardar num potinho e levar para sempre.
Nosso blog foi convidado a ministrar uma palestra para mães, em uma ONG – IMBRA – que tem vários projetos sociais com crianças e famílias da comunidade da região.
Eu, Cristiane, como estou numa fase que estou topando todos os desafios que me chegarem à mão, topei mais esse.
Claro que contava com a Ana e juntas montamos a palestra. Eu confesso que não fazia ideia do que aconteceria, de quantas pessoas estariam presentes e como poderia fazer a diferença na vida delas.
Chegou o dia e eu só queria fechar o olho e acordar no dia seguinte. Eu estava muito ansiosa, era a minha primeira vez como palestrante.
A palestra começou com umas 30 mães e logo sentimos que elas estavam conectadas. Foram momentos especiais. Falamos do quanto ser mãe pode ser uma missão de vida. Tínhamos a ideia de contagiá-las com o amor à maternidade e assim se fez e, ao final, fizemos uma dinâmica e elas se envolveram e ficaram gratas pela tarde agradável que passamos juntas.
Tirei uma lição de tudo isso, a de que devemos aprender a viver os momentos que a vida nos presenteia da melhor maneira, dando sempre o melhor, e o que julgamos ser um conhecimento banal, pode enriquecer a vida de outros.
Sou grata a Deus por ele não ter atendido ao meu pedido de adiantar os dias para que eu evitasse aquele momento de tensão, ao contrário, ele me fez vivenciar com prazer cada minuto, e assim é com a maternidade, os momentos com os pequenos são únicos, por isso devemos viver com intensidade, amor e alegria por desfrutar do prazer da maternidade, nossa missão maior! SER MÃE.
Cris Avelar

O convite surgiu, a Cris aceitou (que bom!) e eu também. Era um desafio, sem dúvida. Seria a primeira vez que estaríamos diante do nosso público: as MÃES, com a complexa missão de falar sobre o tema O que é ser mãe, sob três pilares: Educadora, Protetora e Líder.
Uau! A responsabilidade era grande, de fato, mas o nosso coração estava contagiado com a oportunidade de não somente compartilharmos informações e nossas vivências, mas, sobretudo, o quanto enriquecedor seria passarmos por esta nova experiência. Falaríamos para mães de crianças e adolescentes atendidos pelo IMBRA (Instituto Muda Brasil), ONG que tem como intuito desenvolver e disseminar práticas capazes de promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Desde o primeiro momento, o sim ao convite, cada etapa foi muito especial rica para nós. A preparação da palestra e das dinâmicas, a escolha dos vídeos, o destrinchar de cada tópico a ser abordado. E, no grande dia, estávamos lá, nervosas pela estreia, mas felizes e agradecidas pela oportunidade. Falamos sobre as dificuldades, os medos e as dúvidas que cercam a maternidade, mas frisamos que, acima de tudo, existe um amor incondicional que nos move a transpor as barreiras para fazermos o melhor pelos nossos filhos.
As mães presentes foram muito participativas e interagiram o tempo inteiro, o que foi muito legal. Saí de lá feliz por sentir que a maternidade não somente enlaçou o meu coração com o amor que sinto pelos meus pequenos, mas que me motiva, a cada dia, a buscar mais conhecimento e compartilhar, aos quatro ventos, a importância deste amor que envolve colo, carinho, olhar, atenção, observação, ouvir, presença, disciplina, e tantos outros pontos fundamentais que servem para alicerçar a missão mais desafiadora que uma mulher pode desempenhar na vida:  SER MÃE.
Ana Paula Piedade

2 comments

  1. Daniel Dantas says:

    Que desafio oportuno, Cris e Ana Paula! Muito bom saber que a maternidade com propósito tem encontrado espaços como este para ser compartilhada. Excelente maneira de concluir 2016 e que 2017 permita mais oportunidades e desafios. Parabéns!

    • crisavelar says:

      Obrigada pela participação, Daniel, certeza que é Deus que nos capacita para compartilharmos conhecimentos com outras famílias !!

Deixe um comentário